Bem vindos!

Este blog foi elaborado pela Natália! Ela teve esta idéia em 2009 quando tinha apenas 7 anos de idade, observando o sofrimento dos animais abandonados nas ruas. Vamos ajudá-la neste desafio? Aceitamos dicas e idéias para conseguir transformar a vida de alguns bichinhos abandonados ou que estão sofrendo de alguma forma. Atos simples podem trazer grandes transformações! Participem!

Seguidores

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Caged: os olhos são o espelho da alma...




Em 2008, o fotógrafo espanhol Oscar Ciutat (http://oscarciutat.com/portfolio.php) teve a idéia de captar, em detalhes, o olhar de diversos animais mantidos em cativeiro no zoológico de Barcelona. O objetivo era saber se as imagens mostrariam a falta de liberdade presente no cotidiano destes animais. O resultado é a série fotográfica Caged, uma verdadeira comprovação de que os olhos são o espelho da alma.

Hipopótamos, elefantes, ovelhas, rinocerontes...animais diferentes entre si, com o mesmo semblante em comum: o olhar vazio que parece transmitir melancolia, alheamento e tristeza, como se fossem conscientes da sua real condição. Um olhar semelhante ao de seres humanos que já passaram boa parte de suas vidas em uma prisão.

Com este trabalho, Ciutat levanta uma questão interessante: a validade dos zoológicos como ferramenta de proteção aos animais e educação ambiental. É sabido que um animal em cativeiro sofre uma série de alterações comportamentais por estar privado de seu habitat natural e de estímulos adequados para o seu desenvolvimento. A exposição ao grande público, que nem sempre demonstra respeito para com os animais, também não contribui.



Mais em: http://obviousmag.org/archives/2010/07/caged_-_o_olhar_dos_animais_em_cativeiro.html#ixzz0tFPFmGkj

Um comentário: